sábado, 5 de dezembro de 2009
Dia da pessoa com deficiencia
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Dificuldades em postar por mail
A vantagem deste processo é poder, em cima do acontecimento ir dando conta das participações ou das actividades que desenvolvemos. Todavia, por razões que ainda não conseguimos identificar, esse modo de postar informação não está a funcionar.
Ficaram por isso, inúmeros posts por publicar, com fotografias, quer da 2ª Reunião de Projectos Especiais da Fundação Telecom, quer das acções desenvolvidas a propósito do dia da Pessoa com Deficiência ou mesmo da nossa da participação em acções de formação.
Alterações
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Plano de Formação para técnicos
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Linhas de Orientação
B - Janeiro a Junho.2010
b1. lançamento da iniciativa "musica mp3" (mês de Janeiro);
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Relatório da 2ª Reunião Geral de Projectos Especiais
Reunião de Projectos Especiais da Fundação PT
27.Outubro/2009
Forum Telecom/Picoas, Lisboa
Objectivo
Apresentar os diversos projectos da fundação no domínio da disseminação das tecnologias assistidas, aumentativas e inclusivas.
Sessão da manhã
I – Projecto SAI (serviço de apoio a idosos) resulta da colaboração entre a Cruz Vermelha, a Fundação PT e a Escola de Saúde da Cruz Vermelha.
Apresentação de Cristina Louro e da coordenadora do projecto (?Isabel ?).
O objectivo deste projecto é criar um laboratório tecnológico nesta escola que permita aos alunos de saúde terem um contacto com as tecnologias e a sua aplicação no campo.
Do ponto de vista do serviço da Cruz Vermelha o objectivo chegar aos idosos com 65 anos ou mais, com Doença de Alzheimar que adiram ao projecto. A Fundação financia o suporte tecnológico.
II – Projecto TelePalsy
Este projecto pretende criar uma consulta à distância, através dos apport da telemedicina, em primeiro lugar no hospital Dª Estefânia/Lisboa e de Hospital de Faro, com os respectivos núcleos de Paralisia Cerebral. O objectivo é estender este serviço a outros hospitais.
Apresentação de Ana Moreira
III – Centro de desenvolvimento infantil Torrado da Silva
Apresentação de Cristina Duarte
IV – Projecto EAU
Apresentação de Clara Cidade Lains.
Este projecto pretende agregar diversos projectos num só – Estrela, Astro e Urano.
Realizou-se uma tentativa de lançar o EAU na área de Beja, mas atendendo às características tão distintas das instituições envolvidas, não foi ainda possível concretiza-lo. Todavia, na opinião da oradora este é um modelo que poderá ser seguido noutras zonas do país.
V – Projecto NetMentoring
Apresentado por Marina Pousão.
Este projecto, transnacional está orientado para o estabelecimento de uma rede de suporte para os Mentores e os respectivos “Mentis”.
VI – Projecto Felis – Formação e-learning para a inclusão
Apresentado por Ana Londral. Este projecto é uma plataforma de aprendizagem e-learning e com o qual poderemos contar para formação de técnicos.
Estivemos presente, da parte da tarde na apresentação da plataforma e tivemos possibilidade de a experimentar e verificar a sua facilidade de utilização.
O workshop do Projecto Felis foi orientado por Maria Pedro, da PT Inovação, entidade que desenvolveu esta plataforma. Trata-se de uma plataforma de aprendizagem on-line (e-learning e b-learning) testada com um grupo que recebeu formação em Grid2. O tipo de formação mista, online e presencial permitiu testar a plataforma. Neste momento o objectivo da fundação é alargar conteúdos.
Ao testarmos esta plataforma tivemos a oportunidade de verificar a sua “usuabilidade” muito user-friendly, susceptível de ser utilizada por pessoas com formação média em tecnologias de comunicação.
No fim do workshop foi possível conversar com os colegas de outros centros de recursos e atestar a necessidade da Humanitas promover um encontro entre os diversos centros, de forma a facilitar a troca de experiências. Porque não uma netUrano ?
28.Outubro/2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
2ª Reunião Geral de Projectos Especiais PT
Estaremos no Workshop da manhã, Projecto Felis - Formação e-Learning para a Inclusão Social, cuja dinamizadora é Ana Londral, Anditec.
Da parte da tarde estarei no grupo de trabalho da Região Centro, moderado por Miguel Cavaco da Fundação PT.
Num registo pessoal, acresce que a participação nestas iniciativas é sempre uma mais valia importante, quer em termos pessoais quer para a instituição. E é bom que o seja, pois para além dos factores de despesa relativa à deslocação de um técnico (comboio, metro, refeição), o esforço físico exigido é considerável.
Regressaremos, pois a este blogue, muitíssimo brevemente para dar conta desta iniciativa e para apresentar o nosso caderno de encargos para o último trimestre do ano e 1º semestre de 2010.
Até breve
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Caminhada do Coração
A APPACDM Vila Nova de Poiares e a Farmácia Santo André promovem a “Caminhada pelo Coração”, no dia 30 de Maio, próximo sábado, pelas 16h30m.
O local de concentração será no Jardim de Santo André (em frente à Câmara Municipal).
A inscrição custará 2,50€ e a receita efectuada reverte a favor da APPACDM.
Os “caminhantes pelo coração” levarão para casa um pack com ofertas dos patrocinadores e uma caminhada-passeio, de grau fácil (assim já ninguém tem desculpa).
Aventuras Digitais andará por lá, vai tirar uns “bonecos”, selecionar e aprimorar os sorrisos. Depois com a ajuda do pessoal do CR Urano em Poiares os irá postar aqui no blog.
Até Breve
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Estivemos no Workshop de Tecnologia e Inclusão na Educação Especial
Este workshop pretendeu apresentar software e hardware disponível pela Cnoti para as populações de crianças e jovens com NEE.
Os programas "Escrita com Símbolos", "Aventuras 2", "InVento" e "Mapa de Ideias" serviram de demonstração para situações de aprendizagem, individual ou práticas de sala de aula.
A característica principal deste software é o seu carácter "programável", isto é, obriga à intervenção do professor/técnico na construção das fichas, campos de trabalho, "books" para cada aluno.
Quem conhece o software disponibilizado pela Fundação Telecom e Anditec para o Projecto Urano, já tem uma sólida base de comparação, na medida em que o software é muito parecido e inclusive, partilha alguns elementos comuns, como é o caso do processador de voz Madalena.
Ficámos com a ideia que o material apresentado, é sobretudo orientado para crianças, muito jovens, com NEEs. Este software está orientado para a aprendizagem académica.
O Centro de Recursos Urano (em Poiares) manter-se-à fiel ao software disponibilizado ... mas gostamos estar a par das novidades do mercado.
Deixamos aqui alguns endereços que permitem aos interessados saberem mais pormenores sobre as propostas desta empresa:
site: www.imagina.pt
loja online: http://loja.imagina.pt
email: ingo@imagina.pt
newsletter: http://bica.cnotinfor.pt
Portal de Actividades: http://actividades.imagina.pt
Formação online: http://imagina.webex.com
Durante a exposição/apresentação do software foi sugerido aos presentes se desejarem complementar a já vasta biblioteca de símbolos dos programas, o podem fazer através do site www.symbolworld.org. Ora esta recomendação também é válida para os utilizadores do Intelli... ou mesmo de qualquer outro programa de processador de texto ou desenho e imagens.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Continuamos a trabalhar
o módulo de fotografia tem tido um enorme sucesso. O fotógrafos cá do sítio quando apanham uma máquina nas mãos, disparam até o cartão dizer que está indigesto :-)
Com esta avalanche de fotos, torna-se difícil conseguir processar todas as imagens … até porque algumas delas têm bom nível de qualidade.
O grupo do curso de ASG foi mais moderado e conseguiu terminar a tarefa que nos tínhamos proposto. Amanhã será afixada e aqui publicada.
Alguns momentos de grande atenção do pessoal
(Sara e Sara, não é gozo, é a Micaela e a Rita) …
mas o Hélder … não lhes fica atrás
quarta-feira, 22 de abril de 2009
TIC / Sessão I – grupo CD Auxiliar de Serviços Gerais
O grupo do curso de formação de auxiliar de serviços gerais, com as mesmas instrucções e cuidados dos anteriores, passeou pelo jardim municipal e, apontou as objectivas e disparou.
Sem qualquer tratamento, aqui ficam algumas das fotos deste grupo
Foto de grupo, após a aventura de por a máquina em automático.
Para primeirissima sessão de contacto com a fotografia a coisa não está mal, pois não ?
Brevemente colocarei os objectivos desenhados para esta sessão.
Na próxima sessão continuaremos a desenvolver o “à vontade” com o equipamento, pretendendo dar regras muito simples de enquadramento e focagem. Os grupos deverão elaborar um pequenissimo portfolio com as suas fotos e publicá-lo no placar do centro de formação.
Equipamento utilizado (fotografia digital)
Máquinas fotográficas utilizadas:
Sony DSC-S80, 4.1 Mp e Sony DSC-P92, 5.0 Mp.
As fotos não foram manipuladas em nenhum programa, “o que se tirou é o exposto”.
Material fotográfico emprestado, como seria de esperar!
TIC / sessão I – grupo CF Op. Jardinagem/ Fotografia digital
O objectivo era simples: pegar numa máquina fotográfica, ligá-la e disparar … isto é, tirar fotografias, claro, respeitando as regras de segurança de utilização do equipamento.
Porque temos uma unidade de formação de “Educação Ambiental”, entendemos começar a reunir algum material sobre o assunto. Daí que os motivos fotográficos não sejam os mais “ternos” e “fotogénicos”.
Eis algumas, das muitas fotos tiradas, com maior ou menor dificuldade, mas rapidamente ultrapassadas:
Alguns dedos na objectiva …
Mas também algum equilibrio estético a despontar …
E capacidade de apreciar a beleza
Este grupo é constituído por formandos do curso de Operador de Jardinagem.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Já estamos na rede
Por razões, que não dá para entender, um splitter (pequena caixa que divide o sinal de acesso à rede interna e à internet) deixou de funcionar, continuando a emitir os sinais luminosos como se o estivesse a fazer.
Bastou desliga-lo da corrente e voltar a ligar, para que tudo fosse reposto e estarmos na rede novamente.
Na próxima 4ª feira daremos inicio, formal, às sessões de formação em tic. Esta primeira será dedicada à fotografia digital. Durante a próxima semana logo colocaremos um post sobre a experiência.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Estamos off line
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Software para Invisuais
O nosso observatório detectou um excelente post de Carlos Martins, no “Aberto até de Madrugada” com o título “Android Eyes-Free. Acessibilidade para Invisuais”.
O assunto merece uma atenção/destaque muito particular e o seguimento desta informação.
Faz favor de seguir o link, lerem e verem com atenção.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Já estamos no sítio certo
Para dar uma ideia, e porque a ADig não é só computadores, acrescentamos que a Fotografia, o Telemóvel, o SMS/MMS, o DVD, o(s) Videojogo(s) fazem parte desse plano de formação ... e de lazer recreativo.
Os Votos de uma Boa Páscoa e muitas Aventuras Digitais.
Trabalho do Dia das Mentiras/ Esquema de processos
Esquema simplificado de processos e funções utilizadas.
Pesquisa | através de | utilizando as seguintes funções | com o seguinte resultado |
- Dia das mentiras - 1º de Abril | - google - wikipedia | - noção de endereço (www) - utilizar um browser - procurar - seleccionar - copiar e colar (cc) | - não foi encontrada informação - encontrada informação sobre o significado deste dia |
“fazer/construir a mentira” | - discutir ideia(s) - construir um texto simples - escrever o texto - adicionar imagens | - utilizar o processador de texto - procurar imagens com o google/imagens - CC imagens - inserir imagens no processador de texto | |
Dar a conhecer/ publicar a notícia | - imprimir - afixar | com sucesso |
Utilizamos o Mozilla Firefox (browser) e o Writer (OpenOffice).
Introduzimos o conceito de Copy& Paste/Copiar e Colar (cc) bem como o de arrasto de objectos entre janelas (drag & drop/ dd).
O serviço de impressão foi executado pelos técnicos, por dificuldades de aceder à impressora de rede que exigiu a transferência do ficheiro para outro computador e posterior impressão.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
O 1º Abril
O 1º Abril é motivo para algumas “partidinhas”, “petas” e algumas “tretas” que ocasionam o riso ou a gargalhada, sobretudo quando são contadas e recontadas.
Este ano, em dia de trabalho de projecto TICs, processámos as “mentirinhas”, de acordo com os meios à disposição.
Começámos por procurar na internet. Googlámos as palavras chaves que nos pareceram conduzir à informação pretendida. O grupo depois de discutir quais serão elas – 1º Abril, Dia das Mentiras, teve a oportunidade de descobrir que nem tudo o que existe na internet é a informação que precisamos. Todavia, ficámos a saber a origem deste Dia das Mentiras/dos Enganos ou como é, por vezes também chamado, de Dia dos Bobos. Os formandos tiveram a oportunidade de descobrir a Wikipédia.
(Fátima Cardoso, formadora; Hélder e Sara Rita, formandos)
Então, se não existe nada que nos interesse, vamos construir os “nossos factos”. Deste modo, discutiram-se umas ideias, fez-se um texto simples e aproveitámos para acrescentar umas imagens divertidas. Imprime-se e voilá, uma … sensação. Foi mesmo notícia, pois de boca em boca a notícia passou e … não é que acreditaram ???
Quando viram o Comunicado, foi gargalhada geral.
Parabéns ao engenho malandreco do pessoal e à perícia com que conseguiram executar o trabalho.
Nota: Amanhã colocarei o esquema de processos desta iniciativa.
A Ana, o Alexandre e o Vítor "queriam" acreditar ... mas era bom demais para ser verdade: ter o Sardert como formador!!! WOW!
As fotos são de alguns momentos desta iniciativa.
sexta-feira, 27 de março de 2009
TIC -Tentamos, Inventamos, somos Capazes!
Com a oferta de algum equipamento informático pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a Formação Profissional da APPACDM de Condeixa TENTOU mover “vontades”, provocar desassossegos, e desinquietar alguns “espíritos” irrequietos para que fosse possível “desbravar” estes caminhos das novas Tecnologias, conjuntamente com um grupo de pessoas (formandos) que estiverem sempre muito longe destas oportunidades.
Actualmente temos a decorrer 3 Cursos de Formação Profissional – Operador/a de Jardinagem, Operador/a de acabamentos em madeira e mobiliário e Empregado/a de andares, com um grupo de formandos de alguma forma heterogéneo, nomeadamente no que respeita à formação académica, (alguns frequentaram do 9º ano de escolaridade, outros sabem apenas ler e escrever…) e à idade (têm idades compreendidas entre os 17 e os 46 anos…)
Será ou não uma aventura?!
E não podemos esquecer que também para os Formadores esta iniciativa também foi vivida de alguma forma como uma experiência algo “radical”!
Resolvemos TENTAR!
Para tal, INVENTÁMOS uma fórmula (nada matemática !!) combinando os módulos “Linguagem e Comunicação” e “TIC” , interligando os seus objectivos e conteúdos programáticos.
Cristina "é difícil procurar as letras..."
Vasco com o seu Portfólio
- exploração e identificação das expectativas acerca dos módulos a iniciar
- trabalho de auto-avaliação “ A linguagem e a comunicação no meu dia a dia”
- informação acerca do local onde residem (localização, características culturais e/ou
históricas, e algumas curiosidades como seja a gastronomia…)
- trabalho de reflexão e exploração no âmbito do desenvolvimento moral
Neste momento, a relação com o “ bicho-computador” está a ser bem integrada por todos os formandos, e com mais ou menos facilidade ou simpatia pela “coisa” podemos afirmar que este primeiro salto de “rapel” foi realizado com sucesso.
Depois, conto mais !!
Conceição Grade
quinta-feira, 19 de março de 2009
Orbita de Urano mudou
Afirme-se, entretanto que a APPACDM Condeixa-a-Nova não possui Centro de Recursos Urano e que o seu trabalho é desenvolvido com computadores oferecidos. equipados com Xubuntu e que não são um exemplo de modernidade. Para quando a sua integração na rede Urano?
O segundo aspecto que convém dar a conhecer é a deslocação do material que possuíamos para local mais próximo e que permite uma utilização mais intensiva. Na primeira linha desta utilização está o grupo de formandos do Centro de Formação Profissional.
Retomaremos muito em breve a apresentação do material, do software e os relatos da nossa experiência. Para já, algumas fotos da "bagunça" do 1º dia de utilização neste espaço.
O Hélder e a Sara Rita passam umas receitas no computador.
"Os moços" até foram céleres ...
Primeiro o trabalho e depois o prazer ...
A Sara experimenta a sua destreza com o Sr Batata (suporte: Asus Eee Pc com Xandros/Linux) para treino do click e arrasto do rato e o Hélder, um expert em Mario Bros (suporte: HP, Windows Vista HB) para multifunções das teclas de cursor.
Por hoje é tudo mas voltaremos muito em breve ...
segunda-feira, 9 de março de 2009
Esclarecimento
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Software (I)
Os “utilizadores especiais” do computador, não pretendem ser “informáticos”, vêm o computador como instrumento lúdico e recreativo.
Esta faceta lúdica tem-nos levado a procurar programas e actividades que despertem o interesse e promovam o desenvolvimento criativo do utilizador.
Se o Mario Bros
ou o Solitário são nitidamente um jogoo programa Crayon Physics Deluxe
é um jogo de carácter educativo, criativo e estruturante. Mesmo possuindo a versão limitada de Trial, foi fácil a aderir ao “vício” saudável de querer ultrapassar nível após nível. As competências exigidas são diversas, mas seguramente a procura de soluções alternativas para a resolução dos problemas, respeitando certas regras do mundo natural, é uma delas, isto é, as competências cognitivas, o solving problem, do mundo real onde as leis da física se aplicam – os objectos caem, rolam etc. Claro está, que os factores de personalidade, como perseverança na tarefa, persistência na procura de soluções e satisfação pelas respostas, são essenciais, para enfrentar o desafio que ele nos apresenta.
O utilizador com mais limitações intelectuais sente, por vezes alguma dificuldade inicial na percepção da dinamica de jogo, contudo, logo que ela é entendida e com o apoio do monitor, é uma fonte de admiração e prazer. O maior problema, diga-se, foca-se muitas vezes no controlo da caneta do jogo que é efectuado com o rato/trackball. Se fosse possível fazê-lo com caneta no ecrã, seria seguramente muito mais interessante e divertido.
Para esta actividade e para algumas outras que vamos descobrindo o sistema operativo mais conveniente seria o XP Tablet, pois permitiria utilizar a caneta directamente no ecrã. As limitações do Windows Vista neste domínio são evidentes.
Do mesmo modo, jogos como o Sims2 ou Simcity são particularmente úteis pois exigem uma adequação a regras de interacção social e de construção de níveis de hierarquia de responsabilidade.