quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Software (I)

Os “utilizadores especiais” do computador, não pretendem ser “informáticos”, vêm o computador como instrumento lúdico e recreativo.

Esta faceta lúdica tem-nos levado a procurar programas e actividades que despertem o interesse e promovam o desenvolvimento criativo do utilizador.

Se o Mario Bros

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ou o Solitário  são nitidamente um jogosolitárioo programa Crayon Physics Deluxe

é um jogo de carácter educativo, criativo e estruturante. Mesmo possuindo a versão limitada de Trial, foi fácil a aderir ao “vício” saudável de querer ultrapassar nível após nível. As competências exigidas são diversas, mas seguramente a procura de soluções alternativas para a resolução dos problemas, respeitando certas regras do mundo natural, é uma delas, isto é, as competências cognitivas, o solving problem, do mundo real onde as leis da física se aplicam – os objectos caem, rolam etc. Claro está, que os factores de personalidade, como perseverança na tarefa, persistência na procura de soluções e satisfação pelas respostas, são essenciais, para enfrentar o desafio que ele nos apresenta.

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O utilizador com mais limitações intelectuais sente, por vezes alguma dificuldade inicial na percepção da dinamica de jogo, contudo, logo que ela é entendida e com o apoio do monitor, é uma fonte de admiração e prazer. O maior problema, diga-se, foca-se muitas vezes no controlo da caneta do jogo que é efectuado com o rato/trackball. Se fosse possível fazê-lo com caneta no ecrã, seria seguramente muito mais interessante e divertido.

Para esta actividade e para algumas outras que vamos descobrindo o sistema operativo mais conveniente seria o XP Tablet, pois permitiria utilizar a caneta directamente no ecrã. As limitações do Windows Vista neste domínio são evidentes.

Do mesmo modo, jogos como o Sims2 ou Simcity são particularmente úteis pois exigem uma adequação a regras de interacção social e de construção de níveis de hierarquia de responsabilidade.

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