quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Relatório da 2ª Reunião Geral de Projectos Especiais

Relatório
Reunião de Projectos Especiais da Fundação PT
27.Outubro/2009
Forum Telecom/Picoas, Lisboa

Objectivo
Apresentar os diversos projectos da fundação no domínio da disseminação das tecnologias assistidas, aumentativas e inclusivas.

Sessão da manhã
I – Projecto SAI (serviço de apoio a idosos) resulta da colaboração entre a Cruz Vermelha, a Fundação PT e a Escola de Saúde da Cruz Vermelha.
Apresentação de Cristina Louro e da coordenadora do projecto (?Isabel ?).
O objectivo deste projecto é criar um laboratório tecnológico nesta escola que permita aos alunos de saúde terem um contacto com as tecnologias e a sua aplicação no campo.
Do ponto de vista do serviço da Cruz Vermelha o objectivo chegar aos idosos com 65 anos ou mais, com Doença de Alzheimar que adiram ao projecto. A Fundação financia o suporte tecnológico.

II – Projecto TelePalsy
Este projecto pretende criar uma consulta à distância, através dos apport da telemedicina, em primeiro lugar no hospital Dª Estefânia/Lisboa e de Hospital de Faro, com os respectivos núcleos de Paralisia Cerebral. O objectivo é estender este serviço a outros hospitais.
Apresentação de Ana Moreira

III – Centro de desenvolvimento infantil Torrado da Silva
Apresentação de Cristina Duarte


IV – Projecto EAU
Apresentação de Clara Cidade Lains.
Este projecto pretende agregar diversos projectos num só – Estrela, Astro e Urano.
Realizou-se uma tentativa de lançar o EAU na área de Beja, mas atendendo às características tão distintas das instituições envolvidas, não foi ainda possível concretiza-lo. Todavia, na opinião da oradora este é um modelo que poderá ser seguido noutras zonas do país.

V – Projecto NetMentoring
Apresentado por Marina Pousão.
Este projecto, transnacional está orientado para o estabelecimento de uma rede de suporte para os Mentores e os respectivos “Mentis”.

VI – Projecto Felis – Formação e-learning para a inclusão
Apresentado por Ana Londral. Este projecto é uma plataforma de aprendizagem e-learning e com o qual poderemos contar para formação de técnicos.
Estivemos presente, da parte da tarde na apresentação da plataforma e tivemos possibilidade de a experimentar e verificar a sua facilidade de utilização.

O workshop do Projecto Felis foi orientado por Maria Pedro, da PT Inovação, entidade que desenvolveu esta plataforma. Trata-se de uma plataforma de aprendizagem on-line (e-learning e b-learning) testada com um grupo que recebeu formação em Grid2. O tipo de formação mista, online e presencial permitiu testar a plataforma. Neste momento o objectivo da fundação é alargar conteúdos.
Ao testarmos esta plataforma tivemos a oportunidade de verificar a sua “usuabilidade” muito user-friendly, susceptível de ser utilizada por pessoas com formação média em tecnologias de comunicação.

No fim do workshop foi possível conversar com os colegas de outros centros de recursos e atestar a necessidade da Humanitas promover um encontro entre os diversos centros, de forma a facilitar a troca de experiências. Porque não uma netUrano ?



28.Outubro/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário