Marco
"Vou abrir a minha pasta"
Com a oferta de algum equipamento informático pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a Formação Profissional da APPACDM de Condeixa TENTOU mover “vontades”, provocar desassossegos, e desinquietar alguns “espíritos” irrequietos para que fosse possível “desbravar” estes caminhos das novas Tecnologias, conjuntamente com um grupo de pessoas (formandos) que estiverem sempre muito longe destas oportunidades.
Actualmente temos a decorrer 3 Cursos de Formação Profissional – Operador/a de Jardinagem, Operador/a de acabamentos em madeira e mobiliário e Empregado/a de andares, com um grupo de formandos de alguma forma heterogéneo, nomeadamente no que respeita à formação académica, (alguns frequentaram do 9º ano de escolaridade, outros sabem apenas ler e escrever…) e à idade (têm idades compreendidas entre os 17 e os 46 anos…)
Será ou não uma aventura?!
E não podemos esquecer que também para os Formadores esta iniciativa também foi vivida de alguma forma como uma experiência algo “radical”!
Resolvemos TENTAR!
Para tal, INVENTÁMOS uma fórmula (nada matemática !!) combinando os módulos “Linguagem e Comunicação” e “TIC” , interligando os seus objectivos e conteúdos programáticos.
Cristina "é difícil procurar as letras..."
Foi proposto que cada formando elaborasse um Portfólio, a desenvolver ao longo do ano, e que resultasse da investigação e reflexão de conteúdos e temáticas directamente relacionadas com os seus interesses, vivências, e experiências pessoais.
Vasco com o seu Portfólio
Vasco com o seu Portfólio
Neste momento, os formandos já foram CAPAZES de incluir nos seus Portfólios :
- uma página inicial de identificação pessoal;
- exploração e identificação das expectativas acerca dos módulos a iniciar
- trabalho de auto-avaliação “ A linguagem e a comunicação no meu dia a dia”
- informação acerca do local onde residem (localização, características culturais e/ou
históricas, e algumas curiosidades como seja a gastronomia…)
- trabalho de reflexão e exploração no âmbito do desenvolvimento moral
Neste momento, a relação com o “ bicho-computador” está a ser bem integrada por todos os formandos, e com mais ou menos facilidade ou simpatia pela “coisa” podemos afirmar que este primeiro salto de “rapel” foi realizado com sucesso.
- exploração e identificação das expectativas acerca dos módulos a iniciar
- trabalho de auto-avaliação “ A linguagem e a comunicação no meu dia a dia”
- informação acerca do local onde residem (localização, características culturais e/ou
históricas, e algumas curiosidades como seja a gastronomia…)
- trabalho de reflexão e exploração no âmbito do desenvolvimento moral
Neste momento, a relação com o “ bicho-computador” está a ser bem integrada por todos os formandos, e com mais ou menos facilidade ou simpatia pela “coisa” podemos afirmar que este primeiro salto de “rapel” foi realizado com sucesso.
P.S. Confesso que também para mim, "informática de trazer por casa" a colocação deste post também foi uma aventura " bué" de radical, de navegação díficil e arriscada,com bastantes saltos e sobressaltos!
Mas , agora que comecei " é sempre a abrir!!"
Depois, conto mais !!
Conceição Grade
APPACDM CONDEIXA
Sem comentários:
Enviar um comentário