quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Software (I)

Os “utilizadores especiais” do computador, não pretendem ser “informáticos”, vêm o computador como instrumento lúdico e recreativo.

Esta faceta lúdica tem-nos levado a procurar programas e actividades que despertem o interesse e promovam o desenvolvimento criativo do utilizador.

Se o Mario Bros

DSC03083

ou o Solitário  são nitidamente um jogosolitárioo programa Crayon Physics Deluxe

é um jogo de carácter educativo, criativo e estruturante. Mesmo possuindo a versão limitada de Trial, foi fácil a aderir ao “vício” saudável de querer ultrapassar nível após nível. As competências exigidas são diversas, mas seguramente a procura de soluções alternativas para a resolução dos problemas, respeitando certas regras do mundo natural, é uma delas, isto é, as competências cognitivas, o solving problem, do mundo real onde as leis da física se aplicam – os objectos caem, rolam etc. Claro está, que os factores de personalidade, como perseverança na tarefa, persistência na procura de soluções e satisfação pelas respostas, são essenciais, para enfrentar o desafio que ele nos apresenta.

  jogo2jogo 1

O utilizador com mais limitações intelectuais sente, por vezes alguma dificuldade inicial na percepção da dinamica de jogo, contudo, logo que ela é entendida e com o apoio do monitor, é uma fonte de admiração e prazer. O maior problema, diga-se, foca-se muitas vezes no controlo da caneta do jogo que é efectuado com o rato/trackball. Se fosse possível fazê-lo com caneta no ecrã, seria seguramente muito mais interessante e divertido.

Para esta actividade e para algumas outras que vamos descobrindo o sistema operativo mais conveniente seria o XP Tablet, pois permitiria utilizar a caneta directamente no ecrã. As limitações do Windows Vista neste domínio são evidentes.

Do mesmo modo, jogos como o Sims2 ou Simcity são particularmente úteis pois exigem uma adequação a regras de interacção social e de construção de níveis de hierarquia de responsabilidade.

Material (I)

O computador requer, muitas vezes, a utilização de meios adaptados às necessidades dos utilizadores. São muitas as ajudas “técnicas” que possibilitam a sua utilização. Algum deste material, exige software, também ele adaptado e especialmente desenhado para cada utilizador.

O objectivo deste post é apenas o de mostrar, dar a conhecer, os meios disponíveis no posto Urano.

Apesar da existência deste material, devemos esclarecer que a maior parte dos nossos utilizadores pouco o utiliza, porque o seu handicap não o exige. Outros utilizadores, com maiores handicaps e eles serão absolutamente necessários.

Apresentamos então o Trackall. DSC03075

O trackball é um “gigantesco” rato invertido, em que o cursor é animado pelo movimento da bola da sua superfície. É especialmente indicado para utentes com dificuldades motoras, ligeiras, ou mesmo para crianças. O trackball liga-se ao computador por porta usb. Como medida de precaução, a sua coabitação com o rato tradicional nem sempre é pacífica pelo que merece uma atenção especial antes de iniciarmos o computador. Os botões de grandes dimensões facilitam a função de clicar.

Este material adaptado, e muito outro, pode ser adquirido na Anditec.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A APPACDM Vila Nova de Poiares …

… começou a sua actividade em 1981, por iniciativa de um conjunto de pais e professores preocupados com a falta de apoios para os seus filhos e educandos. Os primeiros utentes, foram crianças … que cresceram e obrigaram a organização a crescer. Da estrutura eminentemente socioeducativa e escolar, passámos para estruturas de formação profissional, actividades ocupacionais e lar residencial. DSC03066 Mudámos de instalações, construímos e equipámos a organização de acordo com as necessidades … e as possibilidades.

A necessidade de alargar o apoio a pessoas com deficiência e incapacidades justificou a criação de um centro em Penacova com estruturas de apoio socioeducativo, ocupacional e de formação profissional.

Na sede, em Vila Nova de Poiares apoiamos quase 6 dezenas de utentes do concelho e concelhos limítrofes.

Map picture

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Projecto Urano

As pessoas com Necessidades Especiais precisam de meios adequados para a sua literacia informática ou mesmo, para a normalização da sua vida com qualidade. A Fundação Telecom tem desenvolvido software e "boas práticas" neste domínio. Deste modo, e em conjunto com diversas associações de solidariedade, fez nascer o Projecto Urano. Utilizando equipamentos e software "especial" pretende facilitar e desenvolver o acesso de pessoas com deficiência e incapacidades, a meios e condições que fomentem o seu crescimento e a sua qualidade de vida.
É sobre a vivência e utilização desta experiência, que este blogue pretende dar a conhecer as suas iniciativas e sobretudo, possibilitar uma fonte de satisfação e orgulho, a todos os que a ele recorrem por verem as suas iniciativas e trabalho exposto.
Brevemente começaremos a "postar".